intermediadora de pagamentos

Os benefícios de gerar boletos com a Juno ao invés de um banco

In Artigos, Emissão de Boletos by Daniele Starck2 Comments

Confira porque usar uma intermediadora de pagamentos para emitir cobranças para seus clientes é muito mais prático e econômico

Muitas questões estão na mente de quem vai abrir um negócio e uma das principais é: como gerar boletos e receber pelo meu serviço? Apesar de muitos começarem cobrando de maneira informal, com pagamentos em dinheiro, depósitos ou transferências entre bancos, cobranças por boleto e cartão de crédito são não somente uma forma mais profissional como também abrem um maior leque de possibilidades na hora de negociar com seus clientes.

beneficios de vender com boleto

O caminho mais óbvio para realizar esse tipo de cobrança seria buscar as alternativas que seu banco oferece, mas é aí que encontramos uma série de empecilhos, burocracias e taxas que podem dificultar todo o processo – e é justamente esse o diferencial da Juno: trazer praticidade para seu negócio, seja de pessoa física ou jurídica.

Veja abaixo as diferenças entre emitir boletos com a Juno e com o banco:

emitir boletos banco juno

Posso emitir boletos só com CPF ou preciso de um CNPJ?

No banco: você normalmente precisa ter uma empresa ou ser registrado como MEI para ter um CNPJ. Sem um cadastro de pessoa jurídica, é pouco provável que você consiga emitir boletos no banco.

Com a Juno: você pode usar um CNPJ de empresa ou MEI, mas também pode emitir cobranças usando apenas seu CPF.

Como funciona uma carteira de cobrança?

No banco: a carteira de cobrança é uma exigência do banco para que você possa gerar seus boletos. É por meio dela que cada boleto que você emite é monitorado – o banco sabe quando há qualquer mudança de informação, pagamento, atrasos etc. Existem diferentes carteiras de cobrança e você precisa selecionar a que vai se adaptar ao seu negócio.

Com a Juno: na Juno, você não precisa escolher nenhum tipo de carteira de cobrança. Basta se cadastrar na plataforma e começar a emitir seus boletos.

Taxas

No banco: você paga taxas sobre todas as suas movimentações: emissão, segunda via, cancelamento, alteração de dados, baixa e liquidação.

Com a Juno: você só paga pelo seu sucesso. Na Juno, a única taxa é a de recebimento, ou seja, você só paga por cobranças que seus clientes pagarem. Alterações, segunda via, cancelamentos e qualquer outra ação não têm custo.

Existe uma taxa para fazer a transferência de dinheiro da Juno para a sua conta bancária, mas você pode também usar seu dinheiro para pagar contas direto na nossa plataforma, e não paga nada por isso. Na Juno, você também não paga taxas de adesão, manutenção ou mensalidade.

Para saber mais sobre os valores, acesse a aba de Taxas e Prazos da nossa Central de Ajuda.

Como recebo os pagamentos na minha conta?

No banco: o recebimento do seu dinheiro com o banco é mais burocrático, pois você precisa enviar e receber o Arquivo de Remessa que é um arquivo com todos os boletos pagos do dia que o banco precisa receber para processar e validar o que foi pago e o que vem de cada banco – dependendo de onde seu cliente pagou. Em seguida, ele retorna esse arquivo para que você possa receber seu dinheiro. Vale lembrar que, dependendo do tipo de Arquivo de Remessa que você usa, ele também é pago.

Com a Juno: todos os trâmites com o banco ficam por nossa conta. Você não precisa enviar nem receber nada. Automaticamente, nós processamos o pagamento e, em um dia útil, o valor está disponível na plataforma para você visualizar. Você pode transferir para a sua conta bancária – o valor cai em dois dias úteis – ou usar o dinheiro diretamente para pagar contas dentro da plataforma da Juno.

Posso integrar os pagamentos com meu site ou plataforma?

No banco: o banco não oferece nenhum tipo de integração com o seu site ou sistema de gestão, o que deixa o processo mais demorado e exige que você realize várias etapas manualmente (como o envio do Arquivo de Remessa, por exemplo).

Com a Juno: nosso serviço pode se integrar ao seu site e outras plataformas, criando um checkout eficiente e sem a necessidade de gerar cobranças manuais – algo que é especialmente interessante para negócios com muita demanda.

Posso enviar links de pagamento para meus clientes?

No banco: não há nenhuma opção de enviar links de cobranças aos seus clientes, todas as cobranças devem ser geradas manualmente, uma a uma.

Com a Juno: a Juno oferece um serviço ideal para quem vende pelas redes sociais, que é a criação de um link de cobrança que você pode enviar por Facebook, Instagram ou WhatsApp – ou mesmo por e-mail e qualquer outra forma que você preferir. Este link também pode ficar disponível em publicações, para que qualquer pessoa que visualizar possa optar se deseja comprar seu produto ou serviço.

Dessa forma, você não precisa gerar manualmente cada cobrança. Ao gerar o boleto, você cadastra o valor e a data de pagamento, se será em parcelas ou à vista e já pode inserir valor de frete, juros por atraso e desconto em caso de antecipação. Já o cliente final cadastra ele mesmo seus dados (nome e CPF são os itens obrigatórios) e efetua o pagamento. Ou seja, se 100 pessoas pagarem usando o link, você não precisa gerar as 100 cobranças, pois os boletos aparecem automaticamente na plataforma.

Posso receber pagamentos online com o cartão de crédito?

No banco: para receber de seus clientes usando o cartão de crédito, você precisará pedir ao seu banco uma máquina de cartão. Elas têm taxa de adesão e de aluguel mensal, além das taxas sobre cada venda que você faz. E, além disso, você não tem como fazer essa cobrança online, só vendas físicas.

Com a Juno: além de boletos, na Juno você também pode emitir cobranças com o cartão de crédito, de forma totalmente online. Essa é uma boa opção para parcelar suas vendas de forma segura e diminuir a inadimplência, além de oferecer mais uma opção de pagamento aos seus clientes. Todos os recebimentos ficam dentro da plataforma, centralizados, seja por boleto ou cartão, facilitando o gerenciamento do seu dinheiro.

Posso personalizar os boletos?

No banco: caso você queira personalizar seus boletos, terá que fazer isso manualmente, pois não é possível personalizar com o visual da sua empresa os boletos emitidos diretamente com o banco.

Com a Juno: dentro da nossa plataforma, você pode alterar a cor do boleto e inserir o logo da sua empresa, seja em boletos individuais ou em carnês de cobrança.

Como posso enviar lembretes de cobrança?

No banco: não existe nenhum tipo de aviso direto ao cliente quando uma cobrança é gerada em seu nome.

Com a Juno: quando você emite uma cobrança, seu cliente recebe um e-mail com todos os dados, automaticamente. A Juno também envia lembretes mensais por e-mail para o caso de pagamentos parcelados. Outra opção disponível dentro da nossa plataforma é o envio de lembretes de vencimento de cobranças, via e-mail e também WhatsApp, que você pode mandar quando desejar. Essas opções ajudam muito a diminuir a inadimplência e a aumentar a taxa de conversão dos seus negócios – ou seja, as cobranças que são efetivamente pagas.

Quais serviços além da emissão dos boletos eu posso usar?

No banco: o banco vai cuidar única e exclusivamente das cobranças, sem uma plataforma específica para seu negócio ou cadastro de clientes.

Com a Juno: na Juno, você tem uma plataforma completa com gerenciamento de fluxo de caixa, controle e cadastro de clientes e uma página inicial inteligente – com o resumo das suas transações. Além disso, com a gente você pode usar seu saldo online para pagar suas contas dentro da própria plataforma.

A Juno também oferece uma aba com relatórios fáceis de entender, que mostram seu faturamento, quem pagou, quem não pagou, preço médio dos seus serviços e outras informações que podem ajudar você a organizar seu negócio.

Gostou das vantagens? Então vem emitir cobranças com a Juno e, qualquer coisa, entre em contato com a gente. Nosso time está pronto para te ajudar!

Comments

    1. Olá Emerson, tudo bem?
      O nosso time já te deu um retorno né? A Mariane já te ajudou a resolver o seu problema. Qualquer dúvida conte com a gente.

Deixe um comentário