Como protestar um boleto?

In Artigos by Luiza Marques0 Comments

A situação do nosso país ainda não está fácil. Infelizmente, muitas pessoas estão com dificuldades para efetuar o pagamento das suas dívidas, o que acaba trazendo problemas para o empresário, que precisa receber os seus pagamentos. Aqui no nosso site, já compartilhamos algumas dicas para quem precisa cobrar devedores. Se mesmo seguindo esse guia o cliente ainda não pagar a dívida, você pode protestar boleto.

 O protesto pode ser realizado com vários tipos de títulos. Além do boleto, você pode protestar cheques, promissórias e também duplicatas. Esse procedimento não obriga o devedor a quitar a fatura, porém faz com que o nome dele fique negativado. Como ninguém quer ficar no cadastro de inadimplentes, a chance dele pagar o seu boleto rapidamente aumenta e esse é o lado bom de realizar um protesto.

Quer ver como fazer o protesto de um boleto e garantir que a sua dívida seja paga com mais agilidade? Então siga as nossas dicas a seguir.

Mas como protestar boleto?

Para protestar um boleto, você precisa de documentos que comprovem que a fatura está relacionada a algum produto ou serviço. Os mais utilizados são nota fiscal e contratos, que devem estar, de preferência, no nome da pessoa contra quem você deseja fazer o registro.

Com esse documento em mãos, vá até um cartório específico que chama-se Tabelionato de Notas e Protesto de Títulos. Nesse local, preencha um documento com todos os dados do devedor (nome, RG, CPF, endereço, etc).

Você já deve ter percebido que aqui no Boleto Fácil nós sempre orientamos que se coloque todos os dados do seu cliente no boleto, não é mesmo?! Essa é uma maneira de te lembrar da importância de ter todas essas informações. Sem elas, o protesto fica muito mais difícil de ser feito, afinal de contas a responsabilidade de ter essas informações é do empresário! Por isso, da próxima vez que você for vender algum produto ou serviço, procure recolher todas as informações do seu consumidor. 😉

No cartório, preste atenção se todos esses dados estão corretos, incluindo os valores e as datas de pagamento original.

Depois disso, é só esperar o seu consumidor realizar o pagamento da dívida, que pode ser quitada diretamente com você ou então no cartório. Caso ele pague com você, deverá pegar um comprovante de pagamento, que deve ser apresentado no tabelionato. Apenas assim o nome dessa pessoa ficará limpo novamente.

Quando protestar um boleto?

Aqui no Boleto Fácil as faturas não vão para protesto automaticamente. Portanto, cabe a você decidir quando fazer esse procedimento. Legalmente, é possível realizar o protesto assim que o vencimento da fatura não for cumprido. Porém, a nossa sugestão é esperar pelo menos um mês para então ir até o cartório. Antes de realizar o procedimento, você pode entrar em contato com a pessoa que está te devendo e perguntar se algo aconteceu. Às vezes, ela pode simplesmente ter esquecido de efetuar o pagamento!

Quanto custa protestar um boleto?

Os valores para fazer o protesto de um boleto variam de caso para caso. Você pode verificar as custas no cartório mais próximo a você. Assim que seu cliente pagar os valores devidos, o protesto será baixado pelo cartório e o nome dele ficará limpo novamente.

Tem mais alguma dúvida a respeito? Entra em contato com a gente! 😉

Deixe um comentário