Como atualizar boleto vencido?

In Artigos, Emissão de Boletos, Ferramentas by Boleto Fácil10 Comments

Atualizar boleto vencido não é mais necessário. Em 2018, entrou em vigor a Nova Plataforma de Cobranças, que registra todos os boletos emitidos no Brasil. Com o processo do registro, muda também a forma de atualização dos boletos vencidos.

Agora não é mais necessário atualizar boleto vencido para fazer o pagamento.

Confira mais sobre essa novidade com a gente!

O que é a plataforma de registro?

É uma melhoria promovida pela FEBRABAN (Federação Brasileira de Bancos), que visa dar mais segurança ao pagamento de boletos – dificultando fraudes e facilitando contestações. Os boletos passam a ser registrados na Comissão Interbancária de Pagamentos (CIP), que concentra todas as informações sobre o boleto e repassa essa informações para toda a instituição financeira.

Conheça também as vantagens de oferecer pagamento em cartão de crédito.

A Nova Plataforma de Cobranças está em processo de implementação desde o ano passado e nós acompanhamos o cronograma da FEBRABAN no registro dos boletos. Desde o dia 27/10/2018, boletos de todos os valores devem obrigatoriamente ser registrados. A JUNO já oferece essa facilidade automaticamente e sem nenhum custo adicional.

E como atualizar boleto vencido?

Um grande benefício do registro é simplificar o pagamento. Lembra que antes você precisava atualizar o boleto na plataforma ou no banco emissor para pagar o boleto? Agora, isso não é mais necessário.

Um boleto registrado pode ser pago em qualquer banco depois do vencimento, até a data limite de pagamento, sem ser atualizado antes. A atualização com recálculo de multa e juros é feita no momento do pagamento, no banco, lotérica ou internet banking de sua preferência.

Mais fácil para quem emite o boleto. Não precisa se preocupar em atualizá-lo. Para quem paga, a comodidade é poder usar o banco que for mais conveniente.

Se você já usa plataforma da JUNO, pode ficar tranquilo: nada muda pra você. A emissão de cobrança continua da mesma forma e as taxas permanecem as mesmas. Ainda ficou com dúvida? Consulte o nosso time! 🙂

Comments

  1. Ainda fiquei na dúvida, eu entendi que posso mandar o cliente pagar normalmente com o boleto que tem em mãos(vencido), em qualquer banco e qualquer dia depois do vencimento.

    1. Olá Vitor, tudo bem?
      Agora, como os boletos são registrados o mesmo pode ser aceito em qualquer banco ou casa lotérica, mesmo após o vencimento!

  2. Gostaria de saber, se o boleto apos o vencimento de 1 semana cobra juros ou so multas, no valor de 100 reais no vencimento de 1 semana qual o valor calculado?

    1. Oi Moises, tudo bem?
      Com a gente, quando você gera o seu boleto você tem a opção de colocar para ser aceito ou não após o pagamento, também tem a opção de colocar juros e multa se for aceito após o pagamento.
      O cálculo para ser feito depende do valor da multa e juros.

  3. Gostaria de saber se o nome do cliente que não pagar o boleto fica restrito? Sujo no mercado

    1. Oi Moises, tudo bem?
      A gente ainda não tem serviço de protesto, mas nós enviamos lembretes de pagamento e também temos a opção de colocar juros e multa após o vencimento. Ah, mas se mesmo assim o seu cliente não pagar, você pode protestar por um cartório. Com os demais boletos, deve ser verificado com o emissor do mesmo.

  4. olá, fui no cartório com um boleto emitido pelo Boleto Fácil ,eles não puderam protestar,disse que eu teria que emitir uma duplicata mercantil.e o cliente assinar,pra eles fazer o registro.noutro caso o boleto seria protestado do Banco para o cartório.

    1. Olá Manoel,tudo bem?

      O protesto de boleto só pode ser realizado se ele tiver um outro documento que comprove a entrega do produto ou a prestação do serviço (como por exemplo: uma nota fiscal com aceite, um contrato assinado e um recibo que demonstre o cumprimento ou mesmo uma duplicata).

      Nesse link aqui nós compartilhamos algumas dicas para protestar o seu cliente: https://blog.boletobancario.com/com-protestar-boleto/

  5. Olá boa noite, emiti alguns boletos seuqenciais e foram com erro no valor do desconto. Como faço para cancelar está vobranco ou editar o boleto para corrigi-lo?

    1. Olá Joceli, tudo bem?

      Você deve cancelar o boleto em nossa plataforma e emitir novamente.

      Para cancelar um boleto pelo nosso site é bem fácil! Acesse a página de “Cobranças” no nosso site. Na coluna de “Ações” (aqueles quadradinhos do lado direito) clique em “Cancelar cobrança”. Se for mais de uma, pode selecionar todas as caixinhas das que deseja cancelar.

      Se seu cliente já recebeu o boleto, nada o impede de realizar o pagamento. Neste caso, entre em contato com ele(a) e peça para não pagar.

      Qualquer coisa, me chama! #tamojuno

Deixe um comentário