Datas comemorativas de 2019 para planejar seu e-commerce

In Artigos by Camila Hezel0 Comments

Como aproveitar as datas comemorativas de 2019 para gerar mais vendas! Fique de olho e faça o planejamento do seu e-commerce!

Já está por dentro das datas comemorativas de 2019? Como está o planejamento de marketing do seu e-commerce? Tem data pra tudo! Dia do fotógrafo, do Gin & Tônica, até dia mundial dos gatos!

Também conhecido como Marketing Sazonal, veja como usar essa estratégia para planejar sua comunicação ao redor desses eventos.

Antes de tudo… Vamos entender porque não é simplesmente entrar numa modinha e repetir a comunicação de datas de outras marcas.

Por que datas são importantes para o meu negócio?

Nós como seres humanos…a não ser que você não seja desse planeta e por acaso caiu no nosso blog, me desculpem… mas nós os humanos usamos datas para nos unir como comunidade em torno de algum ritual, grupo ou causa.

Por isso não caia no mau humor daquelas pessoas que acham absurdo ter que existir um dia específico para alguma coisa e que na verdade todo dia deveria ser especial.

Claro que essas datas também existem para fomentar a economia e o comércio. Mas é importante para as pessoas pararem para prestar atenção em coisas que acabam ficando em segundo plano na correria do dia a dia.

É essa a importância das datas comemorativas: Conexão humana.

Agora vamos aprender como seu negócio pode se relacionar com sua comunidade de seres humaninhos para gerar mais comunicação, identificação com a marca e vendas!

Quais ações de marketing devo fazer nas datas comemorativas?

Em torno dessas datas você pode fazer o seu planejamento de conteúdo de blog ou mídias sociais. Usando simples lembretes, posts ou até piadinhas.

Em datas mais especiais vale mandar email marketing. Nem que seja só um “feliz ano novo” e agradecendo a parceria de seus clientes para que eles não esqueçam do relacionamento com a sua marca.

Dica: Até mesmo as cartas pelo correio são uma ação bacana. Em tempos em que as caixas de email ficam lotadas, um papel por baixo da porta pode receber mais atenção.

Para vendas mais diretas e promoções essas datas são alta para fazer campanhas. Pensem em ofertas limitadas, ou até mesmo produtos temáticos relacionados ao dia em questão.

Dependendo do ramo de atividade do seu e-commerce algumas datas representam o pico de vendas! Prepare uma estratégia de comunicação matadora para não perder essa oportunidade.

Datas tradicionais

Essas são mais competitivas para conseguir a atenção do seu público em  anúncios e promoções, mas não tem como escapar. Uma alternativa para quem não tem um orçamento de marketing muito grande, é apelar para a criatividade!

Às vezes ideias simples podem ter um impacto muito grande com seu público! Pense com antecedência em qual estratégia seu negócio vai adotar para datas como Páscoa, Natal, Dia dos pais, etc…

Dica: Por causa da internet, datas internacionais já estão com grande popularidade aqui no Brasil. Saint Patricks day, dia das bruxas e Black Friday são alguns exemplos.

Datas de profissões

Essas são específicas de cada negócio, mas todas as profissões tem uma data dedicada a ela. Se você quiser saber mais, é só dar uma procuradinha no Google. É legal ressaltar a comunicação em datas de profissões dos seus principais clientes ou mesmo de seus funcionários.

Datas de aniversário de personalidades históricas

Essa também depende da área, mas pode ser que existam personalidades da história que são relacionadas ao seu negócio. O aniversário do criador do método Pilates, para um estúdio de Pilates por exemplo! Se você já conhece a história do seu negócio, vale ressaltar na comunicação as pessoas que foram importantes para o desenvolvimento da área.

Datas emocionais

Aquelas datas bonitinhas que se sua marca tiver essa linha é legal aproveitar, até porque essas datas diferentes das tradicionais costumam ter menos concorrência pela atenção do público. Por exemplo do dia da gratidão (06/01) ou o dia internacional da felicidade (20/03)

Datas divertidas

Bom humor é sempre um ótimo jeito de captar a atenção de seu cliente e criar identificação! Que tal fazer uma promoção relâmpago com um toque de humor? Vamos deixar DE GRÁTIS essas ideias aqui pra você! Obrigado, de nada ;*

  • 15/01 Dia do adulto: “Ser adulto é pagar seus boletos em dia, ganhe 3% de desconto na sua mensalidade por pagamento antecipado se fizer sua inscrição agora!” 

Dica Plus: Com a Boleto Fácil você consegue emitir boletos como pessoa física ou jurídica, emitir carnês para boletos recorrentes e dar desconto por pagamento antecipado!

  • 04/02 Dia do amigo do Facebook: Sabe aquele amigo de Facebook que você nem lembra mais da onde veio, nem quem foi que adicionou quem, mas você mantém na sua lista porque ele posta memes legais? Que tal uma campanha que faça as pessoas interagirem com esses amigos?
  • 28/08 Dia da ressaca: Dá para explorar bastante a imaginação com as piadas nesse aqui. Mas não vamos incentivar muito haha.
  • 15/08 Dia do solteiro: “Um presente de você para você mesmo! A melhor pessoa da sua vida! Feliz dia do solteiro!”ou “Melhor sozinho e acompanhado de um (sua marca ou produto) do que mal acompanhado”!

Datas de comunidades

Mostre que sua marca faz parte de uma comunidade junto com seus clientes! Não deixe passar em branco esse tipo de data quando estiver alinhado ao seu público! Tem o May the Forth be with you (entendedores entenderão) , dia do orgulho geek, orgulho gay e dia mundial do rock para aproveitar! No Calendarr tem uma lista com as principais datas!

 

                                                                                            …

Muitas festas e vendas pra vocês nesse 2019! Continue contando com a gente para facilitar as cobranças do seu e-commerce e crescer junto com seu negócio!

Deixe um comentário