Como fazer a sua empresa crescer financeiramente?

In Empreendedorismo, Gestão by Boleto Fácil0 Comments

A gestão de caixa é mais do que necessária para quem trabalha no financeiro ou tem o seu próprio negócio. Com planejamento, análises e atenção às contas, dá para terminar o ano com bons resultados. Confira as nossas dicas e comece já a estimular o crescimento financeiro da sua empresa:

Entenda seu modelo de negócio

Defina (ou altere) o seu modelo de negócio, com a ajuda de um Business Model Canvas. Ele considera todas as questões do mercado, público, receita e dá uma visão abrangente do que você deve fazer. Seja detalhista e conheça todas as variáveis envolvidas. Ramo de atuação, estratégias de marketing, pontos fortes e fracos e crie um passo a passo de tudo o que seu negócio precisa para começar.

Faça um estudo de viabilidade

A sua ideia, além de interessante, precisa ser viável. A empresa precisa atender às demandas do público, ser compatível com a região em que você quer atuar e considerar todas as especificidades antes de abrir as portas.

Conheça muito bem o seu público

Vá além das pesquisas quantitativas (como faixa etária, sexo e renda mensal) e entenda quais são os hábitos de consumo do seu cliente. Isso é importante para voltar o seu negócio às necessidades e vontades de quem vai comprar e utilizar seus serviços.

Fique atento ao fluxo de caixa

É importante saber exatamente em que você está investindo seu dinheiro e quais são as suas fontes de receita. Organize-se, faça um bom diagnóstico e mantenha um controle rigoroso do seu dinheiro e de todos os boletos bancários que os seus clientes pagarem 😉

Tenha um contador

Ter um profissional de contabilidade ajuda você a entender o que está acontecendo com o seu empreendimento. Assim você não corre o risco de deixar nenhuma nota fiscal ou cálculo de fora, fazer ajustes financeiros e mostrar as melhores práticas de gestão tributária.

Seja competitivo

Além de estudar o seu consumidor, entenda quem são os concorrentes e descubra qual é o diferencial da sua empresa entre eles. Um atendimento diferenciado, promoções, eventos e um serviço de entrega inovador são algumas ideias que podem fazer você se destacar no mercado.

Invista em uma comunicação direta

As ações de marketing ajudam bastante no crescimento financeiro de uma empresa. Com as ferramentas online, como anúncios em redes sociais e links patrocinados, são soluções mais baratas, rápidas e que facilitam a comunicação direta com o cliente. Mas lembre-se de fazer o trabalho de uma maneira profissional, para dar credibilidade à comunicação da empresa.

Melhorar a sua gestão financeira traz resultados positivos para o seu negócio, desde que seja feita com organização e atenção. Se ficar com alguma dúvida na hora de aplicar essas dicas, deixe um comentário aqui no blog!

Deixe um comentário