Ações que deixam a sua empresa mais sustentável (e econômica!)

In Artigos by Boleto Fácil0 Comments

Sua empresa é sustentavel? Você já ouviu falar em sustentabilidade empresarial? Esse conceito diz respeito às instituições que levam a sério o seu papel na sociedade e sabem que, sem determinadas mudanças de hábito, fica difícil manter o planeta um lugar habitável.

Ao tomarem a decisão de mudar tais hábitos, não deixam apenas o desperdício de lado, como aumentam seus lucros financeiros. Vale lembrar que essas empresas não entram nessa onda sustentável apenas porque é cool e pega bem entre os clientes. Elas realmente replanejam seus negócios e hábitos internos para fazer com que essa filosofia realmente participe do cerne da empresa.

“Tá legal… eu quero deixar a minha empresa mais sustentável, mas como?!”

Você tem interesse em deixar a sua empresa um local mais sustentável, mas não tem muita ideia de como começar? A nossa dica é: olhe para o básico! Pequenas atitudes do dia a dia podem fazer com que sua instituição seja mais ecológica e, além disso, gaste menos (sim, estamos falando de dindin).

Atitudes sustentáveis nas empresas

Elimine descartáveis

Uma coisa é fato: se você tiver copos plásticos disponíveis para o seu time, a tendência é que eles usem esses copos. Ao substituir esses itens por versões de vidro ou porcelana, eles vão adotá-las sem problemas.

Cada pacote com 100 unidades custa, em média, R$ 4. Suponha que o seu time tenha 30 pessoas, que tomam água uma vez por dia, em todos os dias úteis, com copos descartáveis (30 x 20). O resultado são 600 plásticos sendo desperdiçados por mês. O valor? No final do ano, R$ 288, que poderiam ser usados com algo muito mais legal para o time!

Agora multiplique a quantidade de lixo e os custos de uma empresa que tem 600, 1.000 ou até mais funcionários! É muita coisa.

Diminua a quantidade de papéis

Um outro hábito que a sua empresa pode adotar para se tornar mais sustentável é a eliminação de papéis. Na boa, com a facilidade proporcionada pelos computadores e celulares, não adianta vir com a desculpa de que é importante imprimir materiais.

Se a sua empresa tem o costume de fazer materiais promocionais impressos, aqui vai uma dura verdade: os clientes jogam esses papéis fora, muitas vezes sem nem ler. Portanto, você está desperdiçando o seu dinheiro e ainda produzindo uma quantidade absurda de lixo. Verifique o que é realmente necessário para impressão.

Boletos, por exemplo, consegue imaginar a pilha de papel que vai parar no lixo só de cobranças impressas em papel? Pra que isso se você pode fazer tudo online?

economize com boleto bancário online

Com a JUNO você emite cobranças por boleto ou cartão de crédito e envia para o e-mail ou WhatsApp do seu cliente, e ainda enviamos lembretes para que ele não esqueça de pagar antes do vencimento!

Se precisar de segunda via, não precisa gastar nem papel e nem dinheiro, você só paga por boleto pago. Vem conhecer a JUNO!

Equipamentos econômicos

Na hora de comprar itens como geladeiras e computadores para o escritório, escolha as versões que gastam menos energia. Além de serem melhores para o planeta, elas garantem uma conta de luz mais baixa no final do mês.

Energia limpa

Dependendo do tamanho da sua empresa, vale a pena investir em alguma energia limpa, como a solar. Sim, o gasto inicial para a implantação desse sistema é caro. Porém ele dura mais de 25 anos e elimina praticamente todos os custos de energia elétrica. Uma grande empresa destina cerca de 35% do seu faturamento apenas para pagar a energia elétrica. É muito dinheiro, né?!

Transporte alternativo

Cada vez mais pessoas desejam trabalhar usando bicicleta, porém não conseguem pela falta de estrutura dos escritórios. Para incentivar que seu time use transportes alternativos, invista em bicicletários e chuveiros!

Essas ações parecem pequenas, mas já trazem uma grande economia na sua empresa, além de impacto positivo para o planeta.

empresas sustentáveis

Converse com o seu time e adote a postura da sustentabilidade. Pergunte para eles que ações podem ser implementadas na empresa para que ela torne-se um lugar mais agradável. Com certeza eles vão sugerir atitudes interessantes e que vão baratear os custos do seu funcionamento! 😉

Separe o lixo

Olha que bonitinho os latões de separação da JUNO. 🙂

empresa sustentável e econômica

Aqui a economia não é necessariamente monetária, mas é um dos grandes problemas públicos que enfrentamos hoje em dia. Direcionar cada lixo para o seu lugar certo é diminuir a poluição do nosso ar, água e terra.

Lembre que tudo volta pra você no final. – Seja parte da solução, não do problema.

Tem mais alguma dica? Conta pra gente!

 

Deixe um comentário