contador empreendedor

Estratégia de marketing contábil digital: O que todo contador precisa saber?

In Artigos by Camila Hezel0 Comments

Perguntas que todo contador deve responder na hora de planejar sua estratégia digital.

Saiba o que você precisa para aumentar seu faturamento, melhorar a comunicação com seus clientes e se tornar uma autoridade no mercado contábil.

No planejamento do seu marketing contábil digital existem algumas perguntas que você ou sua empresa precisam responder.  Levantamos esses questionamentos e te guiamos para que você consiga montar a estratégia digital perfeita para seu negócio de contabilidade. Confira!

Pergunta 1: Quem é você?

Nada de filosófico aqui, é puro branding. Antes de fazer seu site ou começar a criar qualquer tipo de comunicação online, pense no que sua marca representa. Isso vai formar sua Proposta de valor.

  • Quais são seus principais valores?
  • Qual a sua segmentação?
  • Qual seu diferencial?
  • Como sua marca se comunica? Mais formal? Mais simplificada? Isso também depende do seu público alvo, pois o jeito que sua marca fala tem que estar super alinhada com seu cliente. Não adianta usar muita formalidade se seu público são empresas de inovação ou ser muito informal com empresas tradicionais.

Pergunta 2: Como meu cliente acha meu serviço de contabilidade na internet?

Essa é uma perguntas mais importantes para responder na hora de montar sua estratégia de marketing contábil digital.

Como que um cliente potencial procura por um contador ou escritórios contábeis? Por indicação? Digita no Google?

Depois que ele encontra seu serviço, no que ele presta atenção?

Para um serviço de contabilidade é provável que o preço não seja o principal fator de escolha do seu cliente, pois pode ser arriscado demais para o negócio dele contratar um contador em quem ele não confia.

Seu dever é conseguir transmitir confiança e autoridade pelos seus canais de comunicação digital, que são cartões de visita para novos clientes.

Pergunta 3: Vale a pena ter meu site próprio de contabilidade?

Vale sim! É o lugar onde você tem maior controle da comunicação e atenção do seu cliente.

Seja encontrado no Google, para isso invista em SEO (Search Engine Optimization) que é o que te ajuda a aparecer organicamente nas primeiras páginas do Google.

Quer saber mais detalhes de como funciona isso dentro do marketing contábil digital? Comenta aqui que podemos considerar fazer um conteúdo mais aprofundado sobre o assunto 😉

Pergunta 4: Escritórios contábeis precisam estar presentes nas mídias sociais para executar um bom marketing contábil?

A escolha por fechar com um serviço de contabilidade não é uma compra impulsiva, como comprar uma roupa, geralmente a pessoa procura por mais informações antes de tomar uma decisão, essa procura de informações online é feita em grande parte pelo Google.

Mas isso não quer dizer que então os contadores deveriam investir tudo ali e esquecer das redes sociais!

Claro que o apelo do Facebook e Instagram por exemplo é muito maior para empresas que lidam com mercados com apelo mais visual como vestuário e estética. Mas é também uma oportunidade para empresas contábeis de utilizar um canal diferenciado, oferecendo conteúdo de qualidade.

Contabilidade é um assunto um pouco cabeludo para uma grande parte do empresariado, utilizar esses canais mais informais é uma abertura para simplificar essa informação.

tripé da comunicação digital

Ofereça valor, depois venda.

Dos muitos e muitos vídeos e palestras sobre marketing digital, 99,9% vão falar que a melhor estratégia de vendas é primeiro oferecer valor ao seu cliente sem nada em troca, para depois vender quando a hora for oportuna.

O que isso significa na prática?

Vamos contar a história do Paulinho como exemplo.

Paulinho tinha um negócio informal de venda de óculos, mas com o tempo ele foi crescendo e seu negócio expandindo, e para conseguir atender a demanda, Paulinho decidiu legalizar suas atividades.

Seus planos para a nova empresa incluída 10 funcionários e duas lojas físicas… e a ajuda de um contador.

Só que ele não conhecia nenhum pessoalmente,  então se lembrou das suas pesquisas na internet, que o levou para alguns vídeos de uma moça simpática no Youtube que dava dicas que o ajudaram muito a descobrir sobre o mundo contábil,  onde ele e seu negócio estavam se metendo.

Antes ele nem sabia por onde começar, mas essa moça dos vídeos foi lhe trazendo informações muito valiosas. Por isso ele decidiu entrar em contato com ela, que tem um escritório de contabilidade para pedir um orçamento.

Ela sempre ofereceu muita informação boa e confiável no seu canal, além de responder o pessoal que queria tirar dúvidas nos comentários.

Então Paulinho fechou um contrato com ela.

Só porque a moça era simpática, será? Através das informações e abertura para ajudar sua comunidade, a “moça do youtube” foi construindo credibilidade com o Paulinho, e por isso ele mesmo foi atrás dela na hora que precisava fechar o contrato.

É uma historinha bem simples mas resume como você pode ganhar a confiança de seus potenciais clientes e reconhecimento de marca, oferecendo valor através do conteúdo espalhado pelos seus canais online.

Ainda mais para um assunto como Contabilidade que parece um mistério para muita gente! Tem muita oportunidade aí!

Existem alguns influenciadores da área de marketing contábil que já estão conseguindo mudar essa imagem e oferecer conteúdo de qualidade online. Como o Contabilidade sem chatice e o Anderson Hernandes.

Pergunta 5 : Vale a pena investir em anúncios para contabilidade?

Anúncios no Adwords são um bom investimento para que seu cliente te ache na hora que ele precisa, pela busca de palavras chaves relevantes ao seu ramo de atuação.

Já os anúncios do Facebook e Instagram ajudam a fortalecer a sua marca e captar leads através de conteúdos como e-books, visualização de vídeos e formulários.

LEADS: O que são? Onde moram? O que comem? Para quem está chegando agora no mundo do marketing digital. Leads são potenciais clientes que forneceram alguma informação de contato para sua empresa em troca de um conteúdo, acesso a algum material para download. Essa sua lista de contatos pode ser usada para trabalhar ações de conteúdo que deixe as pessoas mais próximas a fechar negócio com a sua empresa.

Dica importante: Lembre-se de que o marketing contábil digital é só um pedaço do trabalho, que deve estar alinhado com sua proposta de valor na execução dos serviços, atendimento ao cliente e processos internos na empresa. Fazendo um bom trabalho o sucesso vem!

Se tiver mais alguma dúvida deixa aqui em baixo pra gente! 😉

Uma última pergunta: Como você faz a cobrança dos seus clientes e controla o financeiro do seu escritório?

Emita cobranças por boleto ou cartão de crédito, sem burocracia e com taxas menores que as dos bancos com a JUNO! Diminua a inadimplência e tenha mais controle sobre seu financeiro! Vem conhecer mais!

 

Deixe um comentário