Motivos para você aprender inglês

In Artigos by Luiza Marques Comments

Aprender inglês só nos traz benefícios. O inglês é um idioma universal, capaz de fazer com que pessoas de quase todas as nacionalidades possam conversar. A língua também é considerada um componente essencial do currículo, que traz novas possibilidades para quem está em uma empresa ou quer montar um negócio e se destacar.

Quer ver só? Confira alguns motivos para aprender a falar em inglês:

Aumentar suas oportunidades de trabalho

Por incrível que pareça, o Brasil ainda tem uma porcentagem pequena de falantes do inglês. Saber esse idioma é uma forma de se destacar no mercado de trabalho, já que nunca se sabe quando uma oportunidade pode aparecer. Se você tem domínio do idioma, novas portas se abrem e seu perfil profissional fica mais qualificado.

Ter mais chances de viajar

Saber inglês pode garantir a passagem para viagens internacionais, tanto as que surgem no âmbito acadêmico ou pessoal quanto no meio profissional. Ao conhecer o idioma, você tem a garantia de que poderá se comunicar em outros lugares. Nessas situações saberá agir em caso de acidentes, imprevistos, dúvidas ou na hora de conversar com o povo local.

Saber das notícias em primeira mão

Boa parte do conteúdo lançado atualmente está em inglês. Saber ler nesse idioma permite que você tenha acesso a livros, novos produtos, manuais, notícias internacionais e pesquisas sempre em primeira mão. Assim, pode atualizar seus debates, repertório e visão de mundo muito antes.

Ampliar habilidades

Alguns softwares e sites, que podem ser bastante úteis para o seu dia a dia, acabam oferecendo apenas versões em inglês. É importante saber o que os comandos significam e deixar de utilizar essas ferramentas apenas pela intuição. Falar em inglês te permite conhecer novas aplicações e entender de verdade o que está utilizando.

Criar uma rede de contatos muito maior

O inglês é fundamental para estabelecer contato com pessoas de todo o mundo, seja pessoalmente (em uma viagem ou conferência) ou pela internet. Ao ter um idioma em comum, fica mais fácil compreender as necessidades das outras pessoas, fazer amigos, se envolver em projetos e até conseguir clientes fora do país.

Não sabe por onde começar os estudos do idioma? Confira nossas dicas:
Faça cursos de inglês

Parece óbvio, não é? Mas os cursos ainda representam a primeira opção para quem está querendo aprender inglês. A boa notícia é que, atualmente, você não precisa ficar restrito aos horários de uma escola de idiomas. Existem turmas criadas em períodos diferenciados, professores particulares e até mesmo cursos online que garantem um bom aprendizado e certificação. Escolha o formato que se encaixa no seu orçamento, descubra com qual você se identifica mais e faça esse investimento.

Leia livros no idioma

Essa é uma forma de ampliar o seu vocabulário, já que os livros trazem termos, gírias e palavras que nem sempre aparecem nas aulas de gramática. Escolha um livro com um tema que você goste e que, de preferência, já tenha lido em português. Dessa forma, fica mais fácil entender a história e prestar atenção no idioma.

Converse com estrangeiros pela internet

Fóruns e grupos online são uma boa opção para encontrar pessoas de diferentes partes do mundo e testar o seu inglês, estabelecendo um diálogo natural, com frases mais informais. Mas escolha os sites com cautela e só entre em grupos quando tiver certeza da credibilidade e segurança!

Acesse sites de notícias em inglês

Ler notícias e conteúdos em inglês ajuda você a se atualizar e permite aprender termos relacionados ao cotidiano dos lugares, à profissão e aos assuntos daquilo que você acessa. Navegue pelos sites ou leia as publicações com um dicionário por perto, para poder assimilar melhor as informações.

Preste atenção nas séries e filmes legendados

É natural que, ao assistir algo legendado, o foco esteja nas imagens e na leitura das legendas. Mas tente dar atenção, também, ao áudio! Por mais que a fala dos atores seja mais rápida e dinâmica, dá para compreender e conhecer expressões diferentes, além de treinar sua audição.

Utilize aplicativos e sites com configurações em inglês

Mude as configurações do seu computador, celular e outros aparelhos para o inglês. Assim, dá para descobrir como são chamadas, em outra língua, as funcionalidades e ferramentas que você utiliza o tempo todo. Também vale mudar o idioma das suas redes sociais e, sempre que acessar os seus sites favoritos, escolher as versões em inglês.

Dica para os professores de inglês:

Você é professor de inglês?! Então não deixe de compartilhar esse texto nas suas redes sociais e mostrar como aprender o idioma é importante! Ahhh, lembre-se também de usar o Boleto Fácil para realizar as cobranças das suas aulas. O Boleto Fácil tem ótimas taxas, é fácil de usar e deixa o seu negócio ainda mais profissional. Saiba mais!