O que é e como funciona o split de pagamento?

In Artigos by Luiza Marques Comments

Antes de começar a falar de split, a gente precisa falar sobre marketplace. Você sabe o que é um marketplace?

Os marketplaces são um excelente canal, tanto para lojistas quanto para os consumidores. O marketplace é como se fosse uma “grande loja”, com várias outras lojas dentro. Ele centraliza diversos fornecedores num mesmo site.

Os lojistas podem aproveitar o tráfego desses sites para direcionar novos compradores às páginas de produtos. Já os consumidores, podem encontrar em um mesmo site uma série de opções, fazendo com que encontrem com mais facilidade os itens que desejam. 

Um outro aspecto interessante do marketplace é que o consumidor consegue, numa mesma compra, adquirir produtos de fornecedores diferentes sem nem perceber (ele tem a impressão de que está comprando do próprio site, não de empresas diferentes). Apesar de comprar de diferentes fornecedores, os pagamentos são processados pelo marketplace e divididos entre ele e o fornecedor dos produtos.

O nome desse processo de divisão de dinheiro é chamado de split de pagamento, ou então split payment. Ele serve justamente para tornar a experiência de compra melhor. Já pensou que terror seria para o consumidor precisar pagar individualmente cada um dos itens? A conversão no marketplace seria muito baixa!

Como o split de pagamento funciona?

Tanto o marketplace quanto os seus parceiros podem ficar muito tranquilos com o split de pagamento. Ele já foi desenhado para tornar a experiência de todos os envolvidos tranquila, sem exigir que uma das partes precise se preocupar em fazer as divisões de dinheiro. O split payment funciona da seguinte maneira:

  • O dono do marketplace contrata um intermediador de pagamento, como o Boleto Fácil, por exemplo, que conta com a funcionalidade de split.
  • No momento de integração, já deixa claro qual é a porcentagem que fica com o marketplace e a que fica com os vendedores.
  • O consumidor entra no marketplace, escolhe os produtos desejados e realiza a sua compra normalmente.
  • O intermediador de pagamento já entende qual é a porcentagem que deve ser direcionada para cada uma das partes.
  • A porcentagem correta de dinheiro é direcionada para cada um dos envolvidos.
Como configurar o split de pagamento no Boleto Fácil?

Caso você tenha um e-commerce ou marketplace e deseja adotar o split de pagamento, pode entrar em contato com o nosso time, por meio do chat da nossa plataforma! Se você quiser trabalhar com mais de um esquema de split (com valores e percentuais para favorecidos diferentes) pode fazer uma integração com a API do Boleto Fácil.