O que fazer quando o cliente atrasa o pagamento?

In Empreendedorismo by Boleto Fácil Comments

A frase que todo empreendedor, funcionário, comerciante ou profissional autônomo ouve no mercado é que “o cliente sempre tem razão”. Na maioria dos casos, essa máxima é utilizada para resolver pendências e problemas da loja da melhor forma. Tudo para criar uma experiência positiva.

Mas o que fazer quando o cliente é quem comete o erro de não quitar o boleto ou atrasar demais o pagamento? Nós já trouxemos algumas dicas para evitar que seu cliente se torne inadimplente e, nesse post, vamos mostrar o que você pode fazer para lidar com essa situação de maneira profissional. Olha só:

Não tenha medo de cobrar

Você não pode deixar de conversar com o seu cliente. Pensar que a cobrança é falta de respeito ou que está abusando do seu papel, é errado. Se você entregou um produto, um serviço e quer receber o que é seu por direito, precisa saber lidar com a situação de maneira profissional e transparente.

Tenha um bom relacionamento com o seu cliente

Assim como as empresas, as pessoas físicas possuem altos e baixos na hora de receber pagamentos e pagar contas. Seu cliente pode estar em uma situação difícil, como demissão, cartão bloqueado ou atrasos de salário. Oferecer ajustes nas condições de pagamento, tentar entender a situação e se posicionar de maneira amigável é a melhor saída para ganhar a confiança entre os consumidores.

Cuidado com a abordagem

Ao cobrar seu cliente, tenha uma postura educada e compreensiva. Por mais que seja uma situação ruim para os negócios, ser injusto ou grosseiro pode acabar com a imagem da marca. Ou pior: pode até mesmo resultar em uma ação judicial.

Considere a suspensão do serviço

Cancelar uma assinatura ou envio de produtos para o cliente em atraso é uma opção. Você demonstra que a falta de pagamento não é uma atitude sem consequências. Mas lembre-se de enviar avisos, tentar conversar e partir para a suspensão em último caso. Somente se não for possível resolver os problemas amigavelmente.

Cuide dos prazos

Organizar as cobranças, sem deixar nada acumulado, também faz parte da sua rotina e não deve ser uma obrigação exclusiva do cliente. Não deixe as faturas de lado e mantenha sempre o controle do que cada cliente precisa pagar –  para isso, você pode usar as funcionalidades que oferecemos aqui no Boleto Bancário.