O que fazer quando você sofre um chargeback?

In Artigos, Cartão de crédito, Ferramentas, Gestão by boleto0 Comments

O chargeback pode parecer assustador, especialmente para e-commerces novos. Sofrer o primeiro chargeback gera muitas dúvidas e medos – mas calma, vamos te ajudar no processo.

Existem alguns caminhos a serem tomados ao sofrer um chargeback, tirando, claro, aceitar a perda. A contestação via administradora do cartão e também buscar contato com o cliente final para que ele retire a solicitação.

Vamos te explicar como tudo isso funcionar agora:

Como funciona o chargeback

Acontece quando o cliente pede estorno de compras feitas com cartões de crédito ou débito. Quem vende online costuma ter mais problemas com isso, especialmente porque o risco e a responsabilidade da transação recaem sobre o e-commerce, gerando muitos prejuízos.

As administradoras de cartão e bancos costumam punir os comerciantes por chargebacks sofridos, o que gera uma perda dupla na maioria das vezes: você perde a sua venda e ainda sofre essa punição.

Saiba mais: O que é Chargeback e como evitar na sua empresa!

Tudo bem: o chargeback acontece pra todo mundo

Zerar os chargebacks é impossível. Para se ter uma ideia, em média 1 em cada 26 pedidos online no Brasil são fraudes, principal caso destes estornos por parte do cliente. Se é impossível zerar, tem como evitar que eles aconteçam e se manter no limite aceitável pelas instituições financeiras – que é perto de 1% de taxa de fraude.

Ache o histórico do pedido

Aviso recebido, é hora de agir!

Com os dados dele em mãos – geralmente data, valor e número do cartão de crédito usado – descubra que pedido foi esse. Encontrar o pedido vai ser sempre o primeiro passo para tentar resolver a situação.

Você precisará de um sistema que te ajude nesse processo, onde será fácil reconhecer o cartão com os dados disponíveis.

Achar o chargeback pode não ser tão simples se você vende muitas coisas por um mesmo valor no mesmo dia – como um serviço mensal de assinatura, por exemplo. Ter os seus pagamentos em uma boa plataforma de pagamentos pode te ajudar a encontrar este pagamento com mais facilidade.

 Levante provas para tentar reverter o chargeback

Com o pedido em mãos, você pode trabalhar na reversão. Existem dois caminhos: entrar em contato com o cliente e entender o que ocorreu, para que ele retire a contestação. Se der certo, ótimo.

Mas se essa opção não for viável, o outro modo é você contestar o chargeback junto à administradora do cartão, geralmente via intermediadora de pagamentos – os clientes do Boleto Fácil todo o suporte para ajudar na contestação, precisando apenas providenciar a documentação para nós, que faremos a reclamação junto a administradora!

Saiba mais: como contestar um chargeback!

O Boleto Fácil é a solução de pagamentos ideal para você!

O Boleto Fácil é a solução de pagamentos do BoletoBancarário.com para todos os empresários. Uma ferramenta completa para você receber seus pagamentos via cartão de crédito com mais segurança e agilidade. Conheça o Boleto Fácil agora!

Deixe um comentário