planejamento de conteúdo para lojas virtuais

Aprenda a fazer o planejamento de conteúdo para sua loja virtual – (Planner de conteúdo)

In Artigos by Camila Hezel0 Comments

O marketing de conteúdo é usado para atrair, engajar e entregar valor para potenciais clientes. Além de fortalecer os valores e a imagem da marca.

Material FREE para Download – Planner de conteúdo

Fazer o planejamento de conteúdo é importante para que essa estratégia de marketing seja efetiva e tem muitas vantagens para a organização do seu negócio:

  • Produtividade: planejar seu conteúdo com antecedência ajuda na criatividade, pois contar com a inspiração em cima da hora pode ser difícil.
  • Visão geral da comunicação: mantendo assim uma identidade de comunicação e evitando inconsistências.
  • Estratégia: é mais fácil de avaliar as métricas e implementar testes de estratégias quando seu planejamento é claro e tem uma sequência definida.

Entenda o que cada elemento do planejamento de conteúdo significa para sua estratégia:

Mídias digitais

Em quais mídias digitais sua empresa estará presente?

Cada mídia online tem sua particularidade, formato de texto e linguagem.

Facebook: Ele aceita um conteúdo diverso, você pode compartilhar notícias de terceiros e fazer comentários, links do seu blog ou site e infográficos, fotos e vídeos.

Instagram: Por causa do apelo visual que o Instagram tem, ele precisa de um cuidado maior com a qualidade das imagens.

É interessante tentar usar um filtro ou tratamento igual para todas as fotos, mantendo um padrão de cores. Usar imagens autorais, e não de bancos de imagens, pode ajudar a transmitir mais autenticidade.

Reserve as fotos mais trabalhadas e pensadas para seu feed, que é onde elas ficam “para sempre”, já no Stories, aproveite para postar bastante e testar conteúdos diferentes, fazer enquetes com seu público e colocar assuntos mais espontâneos, já que elas desaparecem em um dia.

Na descrição das postagens do Instagram não é possível adicionar links para sua loja virtual. Somente na descrição do seu perfil ou nos Stories para perfis que tenham mais de 10 mil seguidores.

LinkedIn : O LinkedIn funciona mais para empresas que vendem produtos direcionados a profissionais ou outras empresas, é usado também para mostrar conteúdo sobre a cultura interna da empresa, já que é uma plataforma mais para networking de negócios e empregos.

Twitter: É uma plataforma que exige presença constante, especialistas dizem que para ter sucesso e presença de marca no Twitter a frequência de postagem deve ser de no mínimo 5 vezes por dia. É uma linguagem mais dinâmica e curta. Você precisa estar muito atento aos temas do momento e acontecimentos locais.

Frequência ideal para postar seu conteúdo

De quanto em quanto tempo seus conteúdos serão postados?

Aqui também existem algumas receitinhas da internet que tentam dizer a frequência ideal para cada plataforma, 1 vez por dia no Facebook, 5 vezes por dia no Twitter e por aí vai.

Se você tem poucas pessoas no seu time, ou é um time de um ser humano só (muito bravo e heróico), agrupe suas tropas e se concentre onde a atenção do seu público mais está.

LEMBRE-SE! Melhor ser consistente em poucas plataformas do que aparecer de vez em quando em todas.

Melhor horário para postagens nas redes sociais

Apesar de as mídias sociais terem alguns “horários nobres”, como no almoço e logo após as 18h, também depende muito do seu público. Descubra quais são os hábitos deles, por exemplo, se acordam cedo e já olham o celular, ou gastam tempo com isso antes de dormir, se preferem ler textos nos finais de semana ou onde procuram informações.

Tipo de conteúdo

Imagens, ilustrações, infográficos, vídeos, tutoriais, texto, guias, fotos autorais, fotos de banco de imagens… São muitas opções.

Explore seus conteúdos para mais de uma plataforma, por exemplo: criando um texto para o blog que possa ter uma versão resumida no Instagram, compartilhamento no Facebook, versão em vídeo nos Stories e uma versão em infográfico.

Tópicos e assuntos para conteúdo

Em relação aos tópicos para abordar no seu conteúdo, por mais que o objetivo final da sua loja virtual seja vender, não é isso que gera um relacionamento de longo prazo dos consumidores com a sua marca.

Faça seu público engajar com o estilo de vida e valores que sua marca propõe.

Uma dica é dividir os temas das suas postagens em partes, para ter equilíbrio na comunicação:

  • Uma parte sobre os produtos em si, preços, características, dicas de uso.
  • Uma parte mostrando seus produtos sendo usados por outras pessoas, no dia a dia dos seus consumidores.
  • Uma parte sobre o estilo de vida e assuntos relacionados com seus produtos.

Por exemplo:

Vende roupas? Fale de moda, dicas de estilo e maquiagem.

Vende maquiagem? Poste dicas para tirar foto, viagem e moda.

Vende produtos com apelo ecológico? Tem muito o que explorar aí!

Vende eletrônicos? Fale sobre novidades na área de tecnologia e inovação.

Pense sempre na vida de seus clientes, as pessoas se interessam em primeiro lugar por elas mesmas, por isso seguem coisas que refletem seus pensamentos, ideias e estilo de vida.

Escrevendo a cópia de conteúdo

Escrever vários posts de uma vez só não ajuda só na produtividade como também na criatividade, pois o treino e foco para pensar nas suas chamadas vai puxando mais ideias e assuntos.

Pensar no que vai postar em cima da hora começa a tomar mais tempo e ser estressante, além de não ajudar na consistência da comunicação.

Links para rastreamento

Essa parte é para quem já sabe mais sobre métricas e Google Analytics.

Se quiser, dá uma olhadinha nesse outro texto aqui que detalha mais sobre a importância das métricas para o sucesso das lojas virtuais.

Para conseguir acompanhar da onde vem os visitantes da sua loja virtual, tenha URLs específicas para cada conteúdo compartilhado. Existe uma ferramenta do próprio Google, o URL builder, que te ajuda a montar essas UrLs de rastreamento.

Artes e design

Se seu orçamento permitir, tenha um designer para te auxiliar nessa parte. Mas se precisar, tem como começar usando aplicativos de edição de fotos e texto. Canva, VSCO, Hype Type, Lightroom e Photoshop são alguns deles.

Para o Instagram, você encontra  aplicativos que ajudam na visualização de como seu perfil ficará organizado, como o Preview. Assim, você consegue testar as imagens, ordem e combinações antes de postar. É bem legal para se planejar, pois muitas vezes é o primeiro ponto de contato do cliente com a sua marca, cause uma boa impressão!

Organize seu planejamento de conteúdo com ajuda de planilhas!

O seu sucesso é o nosso sucesso! Por isso, para ajudar com seu planejamento de conteúdo montamos uma planilha para que você possa se programar e ter tudo organizado! Clica na imagem para fazer o download 😉

planner de conteúdo gratuito download

 

Deixe um comentário