Como fazer um bom planejamento escolar no período de férias

In Artigos, Gestão by Camila Hezel0 Comments

As férias de verão estão finalmente chegando! Mas sua escola não pode parar. Veja como o planejamento escolar pode te ajudar a começar o próximo ano preparado para novos desafios!

Os alunos estão contando os dias para as férias escolares, o corpo docente correndo atrás de fechamento das notas, mas como fica seu planejamento escolar nessa virada de ano? Confira os pontos principais que a administração da sua escola precisa organizar antes que novas turmas comecem o ano letivo.

Fechamento do ano

Mais do que fechar as notas e organizar certificados do ano que passou, é época de organizar a gestão financeira! Conferir se todos os alunos fecharam seus pagamentos e quem irá renovar para o ano seguinte.

Organização de férias dos professores e pagamentos de décimo terceiro também estão incluídos nesse balanço anual.

Se no seu caso, chega final do ano e a área financeira fica maluca correndo com o fechamentos, saiba que é possível facilitar o controle de grande parte desse trabalho!

O Boleto Fácil facilita a gestão de pagamentos e tem a opção de cobrança recorrente, por isso é uma ótima opção para cobranças de mensalidade! Além de te dar maior controle sobre pagadores e contas a receber. Clique aqui para saber mais!

Leia também: Como evitar a inadimplência na sua escola

Revisão de resultados da sua escola

Como foi o ano que passou? Agora é hora de olhar com carinho para aquelas sugestões de pais e alunos que aparecem no meio do ano, então verifique se os cursos da escola estão de acordo com o que o mercado e a sociedade está pedindo.

Será que tem alguma nova tecnologia que pode impactar seu método de ensino ou facilitar sua gestão? Quais são as tendências do mercado para o próximo ano?

Uma frase popular no marketing diz “Você não pode administrar o que você não mede”, por isso para avaliação de resultados e definição de novas metas para seu planejamento escolar preste atenção nessas métricas relevantes à sua área de atuação:

  • Desempenho dos alunos
  • Comparação de desempenho ao de outras escolas
  • Satisfação dos alunos
  • Reconhecimento de marca
  • Relevância dos cursos no mercado

Quanto mais histórico de dados sua escola tiver, mais fácil fica de tomar decisões e fazer projeções futuras.

Manutenção 

Com o espaço livre é uma boa oportunidade para organizar reformas e limpeza, por isso trocar equipamentos, remanejar recursos deve ser prioridade.

Assim quando os alunos retornarem das férias escolares o espaço estará nas melhores condições para recebê-los! Lembrando que a estrutura de uma escola é um fator que pesa muito na escolha por um curso.

Preparação/ Aperfeiçoamento

Com base na revisão de resultados do ano que passou, seu planejamento escolar para 2019  deve traçar novas metas e plano de execução para colocá-las em prática.

Esse texto aqui também pode te interessar:  9 dicas para reduzir custos na sua escola

Atenção para o Check List do que não pode faltar no seu planejamento:

  • Calendário escolar
  • Currículo escolar
  • Carga horária
  • Método de ensino e avaliação
  • Novos projetos
  • Organização de eventos

Escolher um bom sistema de gestão educacional é uma mão na roda na hora de fazer a administração de sua escola! O Delta SGE é um exemplo disso, além de já ter integração com a plataforma de pagamentos do Boleto Fácil.

Novos alunos/ Novas turmas

Caso sua escola não tenha começado a divulgação de novas turmas e cursos, o começo de ano é crucial! Muita gente começa o ano com novas metas, querendo se aprimorar, mudar de carreira, mudar de cidade e a procura por cursos e escolas é grande. Invista em anúncios e busca de palavras chave para que seus potenciais alunos consigam encontrar sua escola.

Para mais dicas de marketing, leia também: Como atrair mais alunos para sua escola

E as férias?!

Realmente tem bastante trabalho depois que os alunos saem para descansar, mas isso também não quer dizer que o gestor escolar também não possa dar uma pausa durante as festas de final de ano, afinal… quem é responsável por guiar o desenvolvimento da sociedade também precisa de um descanso né?

Boas festas e continue acompanhando nossas dicas no ano de 2019!

Deixe um comentário