Por que o meu ERP deve ter integração de pagamentos

In Artigos by Camila Hezel2 Comments

Já está aproveitando as vantagens de oferecer uma integração de pagamentos para os usuários do seu ERP? Quais são os benefícios que a sua empresa oferece? Além de contar com um sistema dinâmico e prático, é importante ofertar funcionalidades que deixam a sua solução ainda mais completa para o consumidor.

Uma das melhores maneiras de ofertar essas soluções no seu ERP é por meio de integrações via API. Assim, você foca apenas no desenvolvimento do seu software, mas consegue oferecer centenas de soluções para o consumidor.

As integrações ofertadas pelo seu ERP vão depender do seu segmento de atuação. Porém, existe uma funcionalidade que é fundamental para todas as áreas: meios de pagamento.

A Ovum, empresa de consultoria britânica, realizou uma pesquisa no final de 2016 e início de 2017 com o objetivo de entender como as instituições encaram as soluções financeiras globalmente. No estudo, 81% dos entrevistados afirmaram que a integração dos meios de pagamento com o ERP trazia benefícios para as suas empresas.

Um outro estudo, realizado pela mesma empresa em 2018, descobriu que melhorar a integração entre meios de pagamento e sistemas de ERP era a prioridade máxima de 12% dos entrevistados. Na mesma pesquisa, 29% dos participantes disseram que essa integração estava entre as top três prioridades de suas empresas. Esses dados se referem a países da Europa, Ásia e América.  

Essa priorização não é à toa: integrar meios de pagamento aos sistemas de ERP traz uma série de benefícios para você, o seu cliente e o consumidor final.

Você tem um ERP e está pensando em ofertar esse tipo de integração via API? Então confira os benefícios dessa ação a seguir.

Integração do pagamento: benefícios para a empresa de ERP

Argumento para vender o seu ERP

Quando o consumidor está escolhendo qual software deseja adotar, normalmente analisa quais são as funcionalidades oferecidas por cada ferramenta. Contar com integrações permite que o seu ERP ofereça benefícios que vão além dos desenvolvidos pelo seu time.

Essas parcerias com outros sistemas, neste caso os de cobrança, te dá argumentos de venda na hora de oferecer o ERP para potenciais clientes.

Fideliza os clientes

É extremamente estratégico oferecer novas integrações no seu ERP. Quanto mais funcionalidades a ferramenta oferecer para os seus clientes, maior será a retenção da sua solução.

Ao contar com essas facilidades, o consumidor pensa duas vezes antes de mudar de plataforma, visto que tudo que precisa já está integrado no sistema. O resultado final é um churn rate baixo no seu ERP, simplesmente por contar com o apoio de outras ferramentas que se integram a sua solução.

Segurança para a sua empresa e para o seu cliente

Oferecer meios de pagamentos na sua ferramenta é importante, porém desenvolver essa solução internamente é complicado. Contar com um sistema de integração faz com que você possa focar no que faz melhor: administrar o ERP.

Para desenvolver um sistema de cobranças, deve-se seguir uma série de normas de segurança. Melhor deixar isso para quem realmente entende e está preparado para evitar fraudes e violações de dados.

Integração de pagamento: benefícios para o cliente do ERP

Todas as informações em um lugar só

Ao contar com o meio de pagamento integrado, as informações relacionadas ao financeiro podem ser direcionadas para o ERP. Isso garante que o usuário concentre todos os dados dos seus clientes em um lugar só.

Dessa maneira, consegue analisar com mais precisão o perfil de cada um dos seus consumidores (quem costuma atrasar o pagamento, o tempo médio para quitarem a dívida, etc),  segmentar os usuários e gerar dados que facilitam a tomada de decisões.

Reduz erros e tempo

A partir do momento que uma pessoa precisa ficar responsável por emitir os pagamentos de centenas de usuários, a chance de erros acontecerem nesse processo é enorme. Pode ser que algumas faturas sejam duplicadas, encaminhadas de maneira incorreta ou nunca cheguem ao destinatário final. Além disso, acompanhar quem realmente pagou ou ainda está devendo torna-se muito mais complexo.

A empresa que adota um ERP em geral já conta com um número interessante de clientes. Portanto, integrar os pagamentos direto com o sistema reduz problemas como informações duplicadas e dados que não batem.

Contar com uma integração também permite que o seu consumidor crie cobranças recorrentes, que são encaminhadas automaticamente, mês a mês. Isso garante que ele economize tempo, ou possa até reduzir o time, visto que tudo estará automatizado.

O resultado de tudo isso é uma economia de dinheiro e grande satisfação com o seu ERP, que é quem oferece essa solução financeira.

Como escolher um meio de pagamento para integrar no seu ERP

Antes de decidir qual meio de pagamento oferecer no seu ERP, é importante levar alguns aspectos em consideração. Selecionamos algumas características que devem constar na ferramenta escolhida, pois trazem benefícios para a sua empresa e para os seus clientes.

Considere o melhor preço para o seu cliente

O primeiro fator que deve ser levado em consideração é o preço da solução financeira. Em geral as ferramentas de pagamento cobram uma taxa por transação. Mesmo que esse valor não seja cobrado do caixa da sua empresa — e sim da do seu cliente — é interessante oferecer uma opção com taxas baixas. Isso mostra que você leva os interesses do seu consumidor em consideração.

Facilidade para o seu cliente (e também para o consumidor dele)

A ideia de integrar um meio de pagamento ao seu ERP é trazer mais facilidade para o seu cliente. Portanto, a plataforma escolhida também deve ser acessível. Escolha uma opção que seja simples e intuitiva de usar.

Ela não deve ser fácil apenas para o usuário do seu ERP, mas para o cliente dele também. Soluções que exigem cadastros, por exemplo, tornam-se estressantes para o consumidor. A meta do seu ERP é organizar e facilitar a vida dos usuários. Reclamações por causa do meio de pagamento escolhido não te ajudariam a cumprir com o seu objetivo.

Integração de pagamentos simples

Outro pré-requisito para o meio de pagamento que será oferecido pelo seu ERP é a facilidade de integração. O ideal é que ele possa ser realizado via API, de uma maneira simples e rápida.

Solução que dá todo o suporte necessário

Eventualmente, você e os seus consumidores podem ter dúvidas relacionadas ao meio de pagamento. Por isso, na hora de escolher a solução que será integrada ao seu ERP, é importante identificar se a ferramenta financeira conta com suporte.

O ideal é que ela conte com apoio via chat, para solucionar questões rapidamente que possam surgir no decorrer do processo.

Meios de pagamento “democráticos”

Preste atenção em quais opções de pagamento a ferramenta oferece. Apesar de muitas pessoas comprarem com cartão de crédito, o boleto bancário ainda é uma das alternativas mais democráticas que existem. Com um boleto em mãos, o consumidor pode escolher se deseja quitá-lo pela internet, direto na agência, numa lotérica, etc.

Opte por alternativas que ofereçam cartão de crédito e boleto bancário. Isso, consequentemente, deixa o cliente do seu cliente com mais opções de pagamento.

Personalização

Um pequeno detalhe que fortalece a sua marca é a possibilidade de o meio de pagamento ser personalizado com a sua identidade visual. Isso faz com que o seu cliente tenha a impressão de que a solução foi criada por você, quando na verdade ela é apenas um white label.

Esse é o melhor cenário possível para o seu ERP: o seu time de desenvolvedores não precisa se preocupar em criar uma solução de pagamentos, mas você consegue oferecer essa funcionalidade para os seus clientes como se fosse sua.

Porcentagem das transações

Um outro detalhe que pode ser muito interessante é contar com um meio de pagamento que, em vez de cobrar pela integração, te paga para que ela aconteça. A JUNO é uma solução financeira que oferece todos os benefícios citados acima e que conta com um programa de afiliados para ERPs. Se você quer oferecer essa funcionalidade para os seus clientes e ainda ficar com uma porcentagem do valor das transações, fale com a gente!

Comments

  1. Boa tarde, vcs tem algum ERP para indicar que integrem a geração de boletos.

    1. Olá Ivan, tudo bem?
      Temos sim, você pode conferir nossas ERPs aqui nesse link: https://www.boletobancario.com/erps

      Qualquer coisa pode chamar a gente no chat da plataforma que tiramos a suas dúvidas, beleza? Conte com a gente.

Deixe um comentário