texto especial para o dia do rock

Especial Dia do Rock: roqueiros empreendedores

In Artigos by Boleto Fácil0 Comments

A indústria fonográfica já representa um grande trabalho de empreendedorismo! Nela, é preciso saber lidar com fornecedores, produtores, estúdios, dedicar-se às canções, shows e demandas dos fãs. Mas existem roqueiros empreendedores que decidiram ir além da música, apostando em negócios inovadores e emprestando seu nome a outros projetos. 

Confira alguns músicos que, além de movimentarem o ambiente artístico, decidiram fazer algo a mais pela economia:

Bono Vox

roqueiros empreendedores Bono Vox

O vocalista do U2 é sócio da empresa Elevation Partners, um fundo de investimento que administra recursos e compra participações em empresas da área de mídia, entretenimento e tecnologia. Entre as grandes transações da marca, está o investimento no grupo Forbes, com uma participação de 40%, e compra de uma cota de 1,5% das ações do Facebook. Bono também é dono, ao lado de um dos seus companheiros de banda, do Hotel Clarence, em Dublin, e administra com a esposa, a marca de roupas EDUN, que incentiva o comércio e oportunidades de trabalho no continente africano, utilizando materiais locais.

Gene Simmons

roqueiros empreendedores gene simmons

Baixista e líder do Kiss, Simmons é uma das referências em construção de marca. Em todos os anos de estrada com a banda, o roqueiro conseguiu apostar também no mundo dos negócios, com mais de 2.900 produtos com seu nome ou do próprio Kiss.

Entre os empreendimentos, estão uma gravadora, o time de futebol americano La Kiss e o restaurante Rock & Brews. Além das empresas, Simmons também escreveu um livro — o Me, Inc: build an army of one, unleash your inner rock god and win in life and business — com dicas estratégicas para ter confiança, saber defender seu negócio e utilizar ferramentas digitais.

Paul McCartney

roqueiros empreendedores paul mccartney

O eterno Beatle é fundador da MPL Communications, uma editora de músicas com sede em Londres e Nova York. Desde 1970, a empresa de Paul atua na indústria musical e, hoje, é detentora dos Direitos Autorais de compositores como Buddy Holly e Meredith Willson.

McCartney também é considerado uma referência de empreendedorismo por estabelecer uma boa relação com o público alvo  – no caso, os fãs. Segundo uma lista da revista Inc, Paul construiu uma trajetória duradoura graças ao grande número de sucessos e por se reinventar, mesmo depois do fim dos Beatles.

Marky Ramone

roqueiros empreendedores marky ramone

O baterista, um dos ícones do punk rock, resolveu empreender em uma área bem diferente: a gastronomia. Marky é o criador da massa de tomate Marky Ramone’s Brooklyn’s Own Pasta Sauce, do sorvete Marky Ramone’s Cookies e da cerveja Marky Ramone’s Brown Ale.

Além disso, ele é sócio do restaurante Marky Ramone’s Cruisin’ Kitchen, que segue o conceito itinerante dos food trucks. Ao falar de negócios, Marky Ramone declara que é preciso fugir do fast food e investir em mais comidas criativas  – algo que ele tenta produzir em suas marcas.

Gwen Stefani

músicos empreendedores gwen stefani

A cantora fez sucesso como vocalista da banda No Doubt e em sua carreira solo, mas Gwen também é conhecida por ser uma grande estilista. Ela é a dona da L.A.M.B, linha de roupas e acessórios criada em 2004. Em 2007, a marca atingiu US$ 90 milhões em vendas, e é vendida em mais de 275 lojas pelo mundo. Além disso, já participou de uma edição da New York Fashion Week, um dos eventos mais importantes do segmento.

Gwen Stefani ainda aproveitou o sucesso da marca entre as celebridades para lançar uma linha mais acessível, a Harajuku Lovers. Com ela, vendeu edições limitadas de bonecas, chamadas de “Love. Angel. Music. Baby. Fashion Dolls”, e uma fragrância.

Bruce Dickinson 

roqueiros empreendedores bruce dickinson

O vocalista da banda Iron Maiden gosta de voar alto, literalmente. Além da sua carreira musical, ele também já trabalha como piloto comercial de aeronave e é dono da Cardiff Aviation, empresa que faz manutenção em aeronaves. Ele também investe em turismo espacial, drones e tem sua própria cerveja, a Trooper, que leva o nome de um dos grandes sucessos da banda. Hoje, Bruce também é palestrante de negócios para ensinar como transformar clientes em fãs, falando com muita autoridade sobre o assunto, não é mesmo?

Leia também: Como precificar suas aulas de música?

O seu artista ou banda favorita tem projetos empreendedores? Em quem você se inspira? Conte para a gente aqui nos comentários!

Deixe um comentário