empresas que apoiam o movimento LGBTI+

Descubra porquê a sua empresa deve apoiar o movimento LGBTI+

In Artigos by Boleto Fácil0 Comments

Junho é a época de celebrar o orgulho LGBTI+ ! Durante todo o mês, diversas empresas estão deixando suas comunicações mais coloridas em prol do movimento.

Stonewall Inn

Mas você sabe por que junho é o mês escolhido para essas manifestações? Tudo começou lá em em Nova York, em junho de 1969. Até os anos 1960, os Estados Unidos ainda eram muito rígidos com a comunidade LGBTI+. Para se ter ideia, um relacionamento com alguém do mesmo sexo era considerado crime e rendia punições como castrações, choques e tratamentos com o objetivo de “curar a homossexualidade”.

Um grupo começou a se reunir em lugares que aceitavam homossexuais, como o bar Stonewall Inn, no bairro de Greenwich Village, em Nova York. Acontece que essa reunião de LGBTI+ em um mesmo local começou a chamar a atenção da polícia, que fazia batidas frequentes nesses locais, com o objetivo de punir a clientela.

Em junho de 1969, a comunidade homossexual do Stonewall Inn decidiu dar um basta e se revoltar contra os policiais opressores. Esse evento específico foi tão grande, que ganhou destaque nos jornais de todos os Estados Unidos.

No ano seguinte, durante o mês de junho, um grupo de pessoas organizou a primeira Parada LGBTI+ dos EUA, em comemoração ao aniversário de um ano desse evento específico do Stonewall Inn. Nascia aí um movimento que se replicou em outros estados americanos e, consequentemente, no mundo.

Mesmo tantos anos depois desse acontecimento, ainda existe muita gente que enxerga a orientação sexual das outras pessoas com maus olhos. Nós aqui da JUNO respeitamos a todos e esperamos que você também! Afinal de contas, independente da orientação sexual, somos todos humanos. E somos todos capazes! Ponto. 🙂

Empresas que apoiam o movimento LGBTI+ têm mais sucesso. Por quê?!

Em nossas pesquisas relacionadas ao mês do Orgulho, encontramos uma informação muito interessante que queremos compartilhar por aqui. De acordo com um estudo publicado na revista Management Science, empresas que incentivam a contratação de LGBTI+ e protegem esse grupo em geral são mais inovadoras.

Os responsáveis por esses dados são os professores Huasheng Gao, da Nanyang Business School, de Cingapura, e Wei Zhang, da Universidade de Finanças e Economia de Xangai. 

Eles analisaram cinco mil empresas americanas e perceberam que as que tinham um ambiente favorável para os LGBTI+ contavam com um aumento de 8% nos registros de patentes.

Eles também descobriram que os resultados positivos para a empresa começam a surgir em média após dois anos depois que a companhia adota regras claras contra a discriminação. A inovação fica evidente principalmente em dois casos: nas empresas que precisam de capital humano e em estados com um número alto de LGBTI+.

Leia também: Dia internacional da Mulher – Ação da JUNO

Mas o que justifica esse sucesso?

De acordo com os estudiosos, as pessoas que têm “cabeça aberta”  –  quando o assunto é o respeito à sexualidade dos outros  – costumam ser mais criativas, dispostas a assumir riscos e ter uma abertura para novas ideias. Já as pessoas que costumam fazer discriminações têm naturalmente um pensamento mais conservador, que na lógica de uma empresa pode deixá-la estagnada e mais longe de inovações.

diversidade nas empresas

Vai dizer que esse dado não é muito interessante?

Nós aqui da JUNO esperamos que o seu mês de junho seja de muito respeito e orgulho. Esperamos que todas as pessoas e empresas adotem uma postura mais positiva e pró-LGBTI+. Afinal, para o amor, não existem limites!

❤️💛💚💙💜

Se você se identifica com a nossa cultura e quer fazer diferença na missão de democratizar serviços financeiros, confira nossas vagas em aberto e veja se não tem uma que foi feita pra você. 

Deixe um comentário